Violao Popular

Tocando violão popular | Aprender tocar violão

curso%20viol%C3%A3o.jpg

Creio que no presente já não se usa bastante termo, “violão popular”. Pra expor verdade, nem vocábulo “popular” é bastante usada. Creio que culpada é MPB.

É naturalmente que ou seja uma farra. Os amantes MPB que me desculpem, porém hão convir comigo: invocar gênero música popular asemelhava a gozação. MEB acho que pegava melhor. Música elitista brasileira. Porque popular é samba, forró, sertanejo.

Ih, rapaz… já fugi do ponto. lá… o negócio cá é violão. Popular, do povão. De forma foi chamado caracterizar o violão tocado exclusivamente comitiva. Ou melhor, enquanto você aprende ou está tocando violão popular, está fazendo acordes seguir uma determinada música. frase, então, diferenciou de modo clara forma tocar violão do violão clássico.

Se você está aprendendo violão dessarte, com os acordes, ritmos e também dedilhados, não fique com sensação que está tocando um estilo subordinado, simplificado violão. Creio que separação entre popular e também clássico, está apenas nome.

Calma lá que eu já explico. Enquanto você faz um acorde, utiliza notas musicais, que se encontram na graduação daquela tonalidade na qual você está tocando. acorde, numa partitura (violão clássico), seria representado pelas notas musicais que o compõe, juntas, alinhadas verticalmente, conforme figura aquém.

acordes de violão

Não estou querendo expor que violão popular e também clássico são mesma coisa, exclusivamente que usam os mesmos elementos. Música é música, uai!

Tocando violão popular com partitura

Você já deve visto, ao agitado ou na tevê, um bardo sendo escoltado uma orquestra, porque não? Portanto. Toda gente aqueles músicos têm na presença de si uma partitura. Suponhamos que música fosse muito simplória que o violonista tivesse que fazer somente meia dúzia acordes. Eles estariam acolá, na sua partitura, representados da forma supra. Com mas um naco mesuras, evidentemente. Pausas e também bichos. Porém este estaria tocando os acordes pontualmente você faz ao ler cifras.

E também que é o mancha cá? Minha preocupação é que você, ao aprender violão (se é o teu caso), não desvincule uma coisa da outra. eu diz supra, música é música. Tocando violão popular, por intermédio de cifras ou tablaturas, você está unicamente vendo música representada graficamente outra forma.

Fazendo amizade com o clássico

Dessarte, procure não evitar ou cuidar partitura um monstro complicadíssimo. Faça amizade com aquele montão rabiscos e também símbolos. Eles são teus amigos.

Veja só o que eu achei outro dia. Minha primeira apostilha violão, rerere…

viol%C3%A3o%20cl%C3%A1ssico.jpg
tablatura%20viol%C3%A3o.jpg

Caso você esteja curioso, já esclareço vez. coisa ficou aí . Não continuei os estudos violão clássico. é uma pena, porém é verdade. Parti o dito violão popular e também, confesso, tinha uma preguiça danada estudar. Resumindo: faça o que eu digo, porém não faça o que eu fiz.

Se bem que você não se empenhe altura em estudar violão clássico, procure ao menos aprender o essencial, as notas do violão na partitura, treinamento dos acordes, os compassos. Você só possui lucrar.

propósito, comentário da ilustração é autoria Isaías Sávio, concertista uruguaio radicado em São Paulo, falecido em 1977… rapaz! comentário deve valer uma grana!